SIA - Sobreviventes de Incesto Anônimos


"SIA é um Programa de Recuperação de Doze Passos para homens e mulheres,
maiores de 18 anos, que foram abusados sexualmente na infância."

Introdução aos Doze Passos

Os Doze Passos dos Sobreviventes de Incesto Anônimos foram adaptados dos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos. As interpretações dos Doze Passos nesta publicação foram escritas por membros do Abuso Sexual Anônimos em St.Cloud, Minesota, EUA.

Praticando os 12 passos, nós aprendemos a viver plenamente, não como vítimas, mas como sobreviventes.

 

Os Doze Passos dos Sobreviventes de Incesto Anônimos

1º Passo
Admitimos que éramos impotentes diante do abuso, dos efeitos do abuso, e que nossa vida se tornou desgovernada.

2º Passo
Viemos acreditar que um Poder Superior amoroso(a), maior que nós mesmos, poderia nos devolver a esperança, a recuperação e a sanidade.

3º Passo
Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados desse Poder Superior, na forma em que o(a) concebíamos.

4º Passo
Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos, do abuso e de seus efeitos em nossas vidas. NÃO TEMOS MAIS SEGREDOS.

5º Passo
Admitimos para nós mesmos, para um Poder Superior amoroso(a), e para outro ser humano, nossas forças e nossas fraquezas.

6º Passo
Ficamos inteiramente prontos para que um Poder Superior amoroso(a) nos ajudasse a remover todas as consequências debilitadoras do abuso e nos tornamos desejosos de nos tratar com respeito, compaixão e aceitação.

7º Passo
Humilde e honestamente, pedimos a um Poder Superior, que removesse as consequências doentias e de autodefesa oriundas do abuso.

8º Passo
Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado (por nossa própria e livre vontade), especialmente nós mesmos e nossa criança interior, e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.

9º Passo
Fizemos reparações diretas a essas pessoas, sempre que possível. Exceto quando fazê-lo pudesse resultar em dano físico, mental, emocional ou espiritual a nós mesmos, ou a outrem.

10º Passo
Continuamos assumindo a responsabilidade por nossa própria recuperação e, quando nos víamos nos comportando dentro dos padrões ainda ditados pelo abuso, prontamente o admitíamos. Quando tínhamos sucesso prontamente nos parabenizávamos.

11º Passo
Procuramos através da prece e da meditação, melhorar o nosso contato conscientemente com nós mesmos e com um Poder Superior, na forma em que o(a) concebemos, pedindo apenas o conhecimento de sua vontade para nós e força e coragem para realizá-la.

12º Passo
Tendo experimentado um despertar espiritual através destes passos, tentamos levar esta mensagem a outros Sobreviventes e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

 

Quem Somos
SIA é para Você?
Definição de Incesto para o SIA
Sintomas de um Sobrevivente de Incesto
Consequências do Abuso Sexual

Recuperação:
12 Passos
Recuperação Individual
12 Tradicões
12 Promessas

Como se tornar membro de SIA?
Links Importantes
 
 

Nós não somos culpados, e nós não estamos sozinhos

sia-br.org tem autorização do SIAWSO
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: contatosia@yahoo.com.br